Estar solteiro ou mascar chiclete seriam atos que ajudariam a manter o peso estável, afirmaram estudos apresentados em uma conferência sobre obesidade nos Estados Unidos, onde 1.800 pesquisadores, médicos e nutricionistas compartilharam, nesta quarta-feira (24), os métodos de luta contra o sobrepeso.

Um estudo que avaliou o comportamento de 8.000 jovens americanos durante cinco anos revelou que uma pessoa tem mais probabilidade de engordar se estiver casada.

Com a idade, todo mundo ganha peso: em geral, as mulheres obtêm sete quilos e, os homens, 11, afirmou o estudo da Universidade de Chapel Hill, na Carolina do Norte.

Mas se a pessoa estiver casada, a situação é ainda pior: os homens ganham 13,5 quilos e, as mulheres, 11.

"Há muitas razões", sugeriu Nathalie The, co-autora do estudo: "ter filhos, a falta de tempo para fazer exercício".

Influência de peso

Em meados do ano, pesquisas divulgadas no New England Journal of Medicine mostraram que a obesidade pode ser "socialmente contagiosa", já que ter amigos obesos pode ser um fator para que a pessoa também apresente sobrepeso (57% de mais risco).

Outro estudo realizado com 357 casais em que um dos cônjuges sofria de diabetes e seguia um intensivo programa alimentar e de exercícios, demonstrou que a mulher ou o marido que não recebeu tratamento também perdeu peso.

Chiclete contra a fome

Em outro campo do estudo, a pesquisadora escocesa Marion Hetherington da Universidade Glasgow Caledonian, quis verificar se o chiclete diminui a fome.

Ela convidou a 60 pessoas a mascarem chiclete em um laboratório enquanto preparavam comida ou antes de comer.

Comparativamente com os que não mascaram o produto, a sensação de fome diminuiu. No total, foram adquiridas menos 46 kcal, afirmou esta professora de biopsicologia.

Outros trabalhos insistiram que o ato de mascar é o que ajuda a obter a sensação de estar saciado.


|fonte-G1(26/Out/2007) |


Nenhum comentário:

Postar um comentário