.baía da traição.





Uma emboscada de índios contra portugueses no século 16. É esse fato histórico que dá nome à Baía da Traição. Distante 80 km da capital João Pessoa, o destino do litoral norte da Paraíba vai da foz do Rio Camaratuba à foz do Rio Mamanguape. Abriga várias tribos indígenas e a única reserva dos índios Potiguara. É lá que acontece a Festa do Toré, ritual em homenagem aos antepassados da tribo, em especial, ao pai Tupã e à mãe Tamainem, uma espécie de comunicação entre o mundo dos homens e o mundo sobrenatural.



Fora o fato de a Baía da Traição ter um papel importante na história, os 40 km de praia que pertencem a ela são de uma beleza exuberante, com falésias, rios e mangues. Isso porque o litoral é preservado, o pequeno povoado oferece pouca estrutura turística e é de difícil acesso. Mas talvez esse seja o grande charme da Baía da Traição. Afinal, não é em todo lugar que é possível encontrar um autêntico índio em uma praia quase deserta, onde se encontra apenas uma barraquinha de coco.

Além das sete praias que compõem o litoral, Baía da Traição tem vários lugares que merecem ser visitados, como as ruínas do Forte e da Igreja de São Miguel. Vale conhecer também as nascentes de rios, como o do Gozo, cuja água é cristalina e faz a alegria dos que não dispensam um banho de água doce.

.eh,toh aeh ;)
.voltando quinta - bom carnaval e feliz natal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário