Predadores


Egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Mas o egoísmo realmente é uma característica natural do ser humano ou é um hábito adquirido? Espero a resposta.

E os predadores? Na natureza são os animais irracionais que matam e comem os outros, o que garante a sobrevivência de espécies e o equilibrio da vida. Predadores humanos são aqueles que agem de uma maneira que só os beneficia.

Estamos no meio de uma crise econômico-financeira que acontece a cada século no mundo. Culpa de predadores capitalistas, parceiros de políticas econômicas que há anos sugam toda a sociedade. James Galbraith, no ensaio “Consolidação do Estado Predador”, destaca que a progressiva canibalização da esfera pública é assegurada por engenharias políticas, envolvendo opacas parcerias público-privadas, complexas subcontratações ou dispendiosos subsídios e incentivos fiscais. Entrega-se, desta maneira, o controle de equipamentos e de infra-estruturas públicas à voragem de interesses capitalistas cada vez mais predadores.

Mas vamos ao nosso cotidiano, a vida simples, ou aquele dia-a-dia em que somos vítimas de predadores humanos e muitas vezes não nos conscientizamos destes parasitas.

Você já convidou alguém, várias vezes, para jantar em sua casa e este alguém nunca retribuiu ou levou tempo para devolver o convite? Claro que sim. Pois bem, este é o predador, ou predadora. Tanto faz. Caia fora, não convide mais... Você já convidou alguém para seu aniversário e o convidado não levou um único presente? Este, além de predador, adora o parasitismo doentio da boca livre. Este não gosta de você. Caia fora.

Você também já chegou para um amigo, contou que “passou mal”, e este predador ou egoísta só ouviu e em segundos trocou de assunto? Pois é, além de predador, esse é falso e egocêntrico patológico. Tem a fantasia de que o mundo gira em torno dele. E você já deu a vez no trânsito a alguém que nem agradece? É detestável. Você tem um chefe que nunca disse “bom trabalho”? Se tem, esse cara não é chefe, é um predador que se alimenta da tua energia.

Ser predador ou egoísta é ignorar a própria sombra como se quisesse curar uma enxaqueca enforcando-se. C.G. Jung enfatizou muito este comportamento, destacando que a simplicidade, ou mesmo a humildade, é uma arte suprema de reconhecer que em todo o mundo existem outras pessoas a sua volta.

Alguns predadores humanos apenas matam, mas não comem. Estes são verdadeiros desperdícios. Para quem é útil, que sejam preservados.

DORVALINO FURTADO FILHO | Pós-graduado em administração pública e sociedade


Nenhum comentário:

Postar um comentário